Rua Dr. Paulo Vieira, 374
CEP: 01257-000 - Sumaré - São Paulo / SP
SIGA-NOS
Formulário de Contato

Qual a importância de se contratar um engenheiro civil?

Publicado no dia: 08/12/2021
Qual a importância de se contratar um engenheiro civil?
É comum encontrarmos por aí pessoas que executam obras sem a presença do engenheiro. O principal argumento dessas pessoas é a economia, pois o engenheiro é mais um gasto na obra, e que se a obra depois de pronta não caiu ou não pegou fogo, então significa que foi bem construída.
 
Entretanto estes argumentos podem ser facilmente refutados. Primeiro, sobre a economia que acreditam que estão obtendo. Um exemplo de como o engenheiro poderia auxiliar o cliente antes mesmo de se iniciar a execução está na fase de projeto. Vamos supor que em um terreno de 10 metros de frente por 30 metros de profundidade o proprietário resolve construir um conjunto de quitinetes para aluguel, mas por não conhecer bem a legislação do local onde pretende construir, planeja construir 10 unidades, sendo que poderia, por exemplo, construir até 16 unidades, portanto deixou de utilizar o melhor aproveitamento oferecido pelo terreno, o que consequentemente implica em menor retorno com os aluguéis que pretende faturar.
 
Ainda no quesito economia, outro exemplo em que o engenheiro civil possui importância é na especificação, quantificação e controle dos materiais. Com o conhecimento sobre quais os melhores materiais a serem empregados nas obras, é possível evitar desperdícios, e, portanto, evitar prejuízos. Há diversos exemplos que justificam financeiramente a contratação de um engenheiro civil.
 
Quanto ao argumento de que a edificação está em pé e que não pegou fogo ou não desabou, fazemos um alerta aos nossos clientes no sentido de que nem todas os defeitos de uma construção são identificados à primeira vista. Diversos são os defeitos que não são possíveis detectar a olho nu, os quais chamamos de “vícios ocultos”.
 
A não detecção dos defeitos de uma construção em tempo hábil pode ocasionar acidentes, como o ocorrido no dia 07/12/2021 em Belo Horizonte, no qual duas construções desabaram e mataram um homem e um bebê. Para mais informações sobre o ocorrido, consulte o link a seguir: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/12/4969013-predio-que-desabou-em-bh-era-irregular-e-nao-tinha-projeto-aprovado.html
 
Os vícios ocultos podem gerar uma série de transtornos ao proprietário do imóvel, por exemplo, a ausência de impermeabilização das fundações e alvenarias em contato com o solo, que somente são constatadas após a ação de umidade ascendente nas paredes, através do aparecimento de manchas e outros sintomas, como o destacamento dos revestimentos cerâmicos.
 
A presença de umidade ascendente nas paredes é um problema cuja solução é onerosa e trabalhosa, pois implica em uma série de transtornos ao proprietário, pois a execução não é rápida. Este problema poderia ter sido facilmente evitado se durante a execução fosse executada a impermeabilização dos elementos em contato com o solo.
 
Em resumo, destacamos as principais razões para se contratar um engenheiro civil:
 
Redução de custos: conforme algumas situações expostas nos parágrafos anteriores;
Redução da duração da obra: lembre-se que tempo é dinheiro;
Segurança e solidez: o engenheiro possui conhecimento para verificar se a estrutura está em conformidade com os requisitos de solidez e segurança;
Qualidade: o engenheiro tem conhecimento das normas e das boas práticas, o que confere à obra melhor desempenho e qualidade na execução;
Legalidade: uma obra ou serviço técnico contratado com um engenheiro está dentro da lei, o que confere maior garantia quanto ao resultado esperado, além de não ocorrer a aplicação de penalidades devido a construção sem a presença do profissional legalmente habilitado.
« Voltar