-
A análise de custos de obras e reequilíbrio de contratos, também conhecida como “claim” é um caso específico da assistência técnica judicial e extrajudicial na qual a empresa contratada para a execução de determinada obra é assessorada na análise do desequilíbrio econômico do contrato de obra, podendo ser pontual, sistêmico ou outros, conforme a norma aplicável ao assunto.
-
A inspeção predial tem como objetivo oferecer uma análise das condições em que se encontra o condomínio, seja ele residencial ou comercial.
Consiste na realização de vistoria criteriosa de toda a área comum, área técnica e fachadas, na qual são verificadas as condições construtivas do condomínio, vícios ou falhas na execução, projetos e aspectos relacionados à manutenção da edificação, segurança contra incêndio, sistemas elétricos, hidráulicos, impermeabilização e acabamentos, conforme as prescrições das normas técnicas vigentes.
Além das constatações da vistoria, no laudo de inspeção são descritas as ordens de prioridades. assim como a prescrição de recomendações técnicas para a realização dos reparos, caso sejam necessários.
-
A vistoria de conformidade serve para constatar se determinado aspecto ou condição está em conformidade com o esperado, em termos de requisitos qualitativos e/ou quantitativos.
-
A vistoria de constatação pode ser solicitada quando se deseja registrar as condições do imóvel, no momento da realização da vistoria, a qual serve de registro com validade jurídica.
-
A vistoria prévia para reforma de uma edificação consiste na coleta de informações para elaboração do laudo para reforma, exigido pelos condomínios, conforme diretrizes estabelecidas na norma ABNT NBR 16280.
-
A vistoria cautelar é realizada nos imóveis vizinhos que estão na área de influência de uma nova obra. Tem como finalidade a constatação de anomalias e falhas existentes nos sistemas construtivos e “perpetuar a memória” das características físicas e do estado de conservação dos imóveis lindeiros. Pode servir também para fornecer informações técnicas que possam auxiliar na definição de procedimentos construtivos e na execução de serviços preliminares à obra.
Este tipo de vistoria é indicado tanto para as construtoras responsáveis pela execução de novas obras, como também para o proprietário ou responsável legal do imóvel vizinho a uma obra.
-
Este tipo de vistoria tem como finalidade a constatação de patologias como trincas, fissuras, rachaduras, corrosão de armaduras, infiltrações, desabamentos e outros, que podem ter como origem a condição ambiental em que se encontra a obra, erros de projeto, erros de execução e outros fatores. Além da constatação das patologias, é realizado um diagnóstico e prescrição de recomendação para a recomposição da construção.
-
A vistoria para recebimento de obra é recomendada para os condomínios e proprietários de imóveis. Tem por finalidade verificar se a obra está em condições de ser recebida, ou seja, se está conforme as especificações técnicas. Caso sejam constatadas irregularidades, elas serão documentadas no laudo de vistoria, com seus respectivos registros fotográficos.
Já a vistoria para entrega de obras é recomendada para as construtoras e tem como finalidade a constatação de que a obra foi executada conforme as normas da ABNT, legislações e regulamentos federais, estaduais e municipais, projetos e demais documentos técnicos disponíveis.
-
A vistoria para recebimento e entrega de imóveis consiste na verificação criteriosa dos componentes dos sistemas construtivos e documentos técnicos disponíveis. As constatações da vistoria serão registradas no laudo técnico, contendo a descrição das anomalias com seus respectivos registros fotográficos e procedimentos sugeridos para correção das falhas constatadas.
-
Consiste na realização de vistoria criteriosa na construção e análise dos documentos técnicos disponíveis para constatar se existem falhas ou vícios de execução antes do vencimento do prazo de garantia, as quais ficarão devidamente documentadas no laudo técnico.
-
A avaliação de imóveis urbanos consiste em uma análise técnica para identificar valores, custos ou indicadores de viabilidade econômica, para um determinado objetivo, finalidade e data, consideradas determinadas premissas, ressalvas e condições limitantes. O produto desta análise é o laudo de avaliação, o qual será elaborado em conformidade com a norma do IBAPE e a norma ABNT NBR 14653.